CRENÇAS COLETIVAS - COMO AS INDUZEM:
O processo de pensamento segue uma programação. Uma pequena minoria controla enormes contingentes populacionais, simplesmente induzindo a aceitar falsas crenças, e invertendo valores. Os denominamos desociopatolobistas, a categoria mais perigosa dos psicopatas.
.
Ainda não está seguro sobre como funciona o processo de pensamento? Examine-o clicando aqui.
Crenças são processos de pensamento profundos e inconscientes, sendo extremamente difícil as perceber. Podemos dizer que uma pessoa não as percebe!
Muitos do que aprendem como funciona esse mecanismo, utilizam o conhecimento para seu proveito, próprio, ou para auferir polpudos pagamentos daqueles que se utilizam os seus serviços, para manipular a população.
De alta hierarquia, as metacrenças, são crenças sobre o valor de alguma pessoa, atividade ou coisa. Por isto, são chamadas de valores.
Dentre as crenças sobre valores, um tipo assume maior importância, por serem as crenças sobre o valor de um ser. Chamamos esse tipo de identidade.
Os discursos e as cerimônias estão repletos de comandos que, sem desrespeitar o racional, destinam-se aoinconsciente, para potencializar os estados emocionais e estimular o desenvolvimento de crenças, por comandos subliminares:
Direito, valores, esporte e sociedade:
A vida em sociedade depende do que denominado de paz social, a qual se ampara sobre três pilares: O plano dos valores, o plano do direito e o plano do esporte(jogos). Este último é o principal mecanismo da descarga tensional (Freud, “O mal-estar na Civilização”; Jung, “Obras completas”). A vida “civilizada” subtrai, do cotidiano, acompetitividade permanente, inerente à vida, a qual é uma competição que perdura há 4 bilhões de anos. Entenda melhor o desporto clicando aqui.
Os 4 planos de atuação humana:
Em sociedade, humanos transitam por diferentes planos. A vida em sociedade depende do que costumamos chamar de paz social, estruturada sobre 4 planos de atuação humana: Atuamos no plano dos fatos; no plano dos valores/crenças; no plano do direito; e no plano do esporte. Este último, é o principal mecanismo da descarga tensional (Freud, “O mal-estar na Civilização”; Jung, “Obras completas”). Apesar de distintos, há áreas de interseção entre os planos, facilitando a passagem desapercebida, de um para outro plano. Dessa peculiaridade, aproveitam-se os manipuladores para aliciar crenças. Individual e coletivamente, pois a maioria das pessoas simplesmente ainda não percebeu as intensas mudanças que acontecem a sua volta. Muitos, ainda não perceberam em qual das ondas de desenvolvimento tecnológico em que nos encontramos.
Como crenças e valores são manipulados?
O consciente trabalha com lógica. Racional e lingüisticamente, as expressões abaixo seriam equivalentes:
Equilibrar-se. = Não desequilibrar; não balançar.
Deslocar-se ereto. = Não andar torto; não vergar ao andar.
Focar-se no objetivo. = Não se desviar do objetivo; Não perder o foco.
O inconsciente, contudo, processa os comandos de maneira diferente.
Entre as principais diferenças, uma assume tremenda importância, porque é bastante usada para manipular.
O inconsciente trabalha apenas com o que reconhece. O “não” é um conceito abstrato, o qual o inconsciente “não” consegue processar. Desta forma, em nível do inconsciente, note como funcionam os seguintes comandos:
Consciente: Inconsciente
Não desequilibrar; não balançar. = Desequilibrar; balançar.
Não andar torto; não vergar ao andar. = Andar torto; Vergar ao andar.
Não se desviar do objetivo; não perder o foco = Desviar-se do objetivo; Perder o foco.
A sociedade ocidental desenvolveu-se sob a influência da doutrina da Igreja Cristã, cujos valorespreponderam após o Sec.IV. Bilhões de pessoas, ao longo de centenas de gerações, cresceram escutando líderes e pessoas influentes orarem, e orando o “Pai Nosso”, “traduzido” do Aramaico:
“Abvum d'bashmáia
“ Tetê malcutách
“ Nehuê tcevianách aicana d'bashimáia af b'arha
“ Hôvlan lácma d' suncanán iaomána
“ ashbocan háubein uahtehín aicána dáf quinan shbuocán I'haiabéin
“ Uêla tahlan I'nesiúna êla patssan min bíxa
“ Metúl diláhie malcutá uaháila uateshbúcta I'ahlám almín'" www.padilla.adv.br/mistico/essenios
Como o inconsciente processa a oração? “Não nos deixei cair em tentações, mas livrai-nos do mal...” Ele retira o “não” e fica “...nos deixei cair em tentações, mas livrai-nos do mal...” O comando é encontrado em outras línguas:
Inglês: OUR FATHER The Lord's Prayer
Our Father, who art in heaven,
hallowed be thy name;
thy kingdom come;
thy will be done on earth as it is in heaven.
Give us this day our daily bread;
and forgive us our trespasses
as we forgive those who trespass against us;
and lead us not into temptation,
but deliver us from evil.
For the kingdom, the power, and the glory are yours
now and for ever.
Amen.
|
Espanhol "El Padre Nuestro"
Padre Nuestro que estás en el Cielo,
Santificado sea tu nombre,
venga a nosotros tu Reino.
Hágase tu voluntad así en la Tierra como en el Cielo.
Danos hoy el pan de cada día.
Perdona nuestras ofensas
como nosotros perdonamos a los que nos ofenden.
No nos dejes caer en la tentación
y líbranos del mal,
amén.
Em ambos, grifamos a palavra “não”
|
Essa oração é repetida, não raro, várias vezes por dia, o que explica o consumismo exacerbado e o sexismo desenfreado, fomentando o decifite de atenção coletiva, facilitando o restante da manipulação.
Com força de vontade, pode haver um despertar da consciência primitiva? Talvez possamos"inconscientizar" algo abstrato, como um ‘não”?
Evidentemente demandaria um esforço
CONSCIENTE.
Contudo, lembre que a maioria das pessoas aprende a rezar no "automático", isto é, quase sem esforço consciente. O “não” abstrato não ingressa no inconsciente. Milhares de vezes... Toda vida. Geração após geração, durante quase dois mil anos. Tal comando possui influência poderosa, inocultável e inocultada, e fomenta os comportamentos que propiciaram o acúmulo de poder e riqueza. O acúmulo de um lado causa escassez de outro! A própria Igreja aproveitou-se desse processo, e amealhou imenso poder econômico. Dispomos de recursos tecnológicos capazes de propiciar uma vida relativamente segura e confortável a todos humanos. Então, por que há imensa quantidade de pessoas com dificuldades, sofrendo fome, falta de saneamento, entre outros problemas? Porque falta para muitos? Porque alguns acumulam riqueza e poder. Cobiça e inveja fomentam os litígios, desviando recursos da educação e concentrando riquezas.
Após a quebra da Bolsa de 1929 a moral modificou-se. Em decorrência da crise, simultaneamente uma considerável parcela a população sofreu um abalo e não pode arcar com suas obrigações. E nasceu a tolerância com a inadimplência. Era o que faltava para a honra desaparecer. Cumprir a palavra perdeu o sentido. Cresceu a quantidade de processos, até a Justiça tornar-se inoperante porque o próprio Poder Público, que deveria dar o exemplo, é usado conforme o interesse dos poderosos e não cumpre suas obrigações. Nem as cláusulas penais ouastreintes foram suficientes para estimular o cumprimento das obrigações.
Ante o mau exemplo estatal, como exigir do povo o cumprimento das obrigações? A desobediência generalizada à lei sobrecarregou o foro de litígios, e tornou-se lucrativo não cumprir com as obrigações e discutir em juízo.
Na Alemanha, tudo é proibido, exceto aquilo que é permitido. Na França? ... Tudo é permitido, exceto aquilo que é proibido. Cuba? Tudo é proibido, inclusive aquilo que é permitido. No Brasil? Tudo é permitido, inclusive o que é proibido, desde que seja interesse de quem contribuiu na campanha política... O Brasil tornou-se um país onde um mesmo peso terá “variadas” medidas, conforme o interesse de quem ocupa o poder?
O inconsciente, doutrinado a cair em tentação, procura livrar-se do mal, evitando sofrer as conseqüências doaético... O lascivo exacerba a libido, esconde a traição do cônjuge, embora se vanglorie com os amigos, e sem saber, receba o troco.
O apelo à sexualidade dissemina-se, e ajuda a alienar as mentes, que ficam entorpecidas e cada vez mais fáceis de manipular. O ambicioso quer o lucro, em prejuízo dos demais. O preguiçoso quer conforto sem ter que trabalhar. Todas brechas legais prestam-se a aumentar a concentração de riqueza e poder.
Com a cultura da superficialidade, o direito também passou a ser manipulado diretamente, ampliando a concentração de riqueza e poder dos que não cumprem com as obrigações.
Institucionalizou uma concorrência desleal:
Quem age honestamente, simplesmente não consegue competir.
A quem interessa a cultura da superficialidade?
O excesso de informações confunde? Desvia o foco do pensamento? "É impossível saber tudo e acertar sempre logo a celeridade é mais importante do que a segurança." Outra falsa relação de causa e efeito, que valida as decisões apressadas.
Aplausos ao Ministro Ari Pargendler ao tomar posse como Presidente do STJ, manifestando:
"Entre o artesanato e a indústria, eu ainda prefiro ...
não julgar a julgar errado." http://www.canaleletronico.net/index.php?option=com_content&view=article&id=439
“Não está sendo fácil corrigir os rumos, implantar práticas administrativas modernas, desalojar os vilões do Poder e, principalmente, mudar os usos e costumes de um Judiciário desenvolvido à sombra de uma sociedade elitista, patrimonialista, desigual e individualista. Este não é um trabalho de pouco e para pouco tempo. É meta arrojada a exigir esforço concentrado de todos os atores da atividade judicante, especialmente dos magistrados. Não podemos esperar pelo legislador e pelo Executivo. A iniciativa de reconstrução é nossa”. Ministra Eliana Calmon.
Se o exame cuidadoso aumenta as chances de escolhas corretas, a solução rápida produz muitos erros, e transforma justiça, algo sério, numa loteria: Vencer não é prerrogativa de quem tem razão, e muito mais de sorte ou de influência!
Quem aproveita tal inversão de valores?
Que grupos se beneficiam dessas crenças?
É muito mais fácil e rápido buscar um único motivo para indeferir, do que analisar toda a prova, concluir pelo direito, e ainda ter que mensurar o dano!
A improcedência de pleitos justos, com a impunidade dos maus, estimula a audácia e fomenta comportamentos ilícitos?
O uso da linguagem para dominar, não é uma novidade:
Há 1/4 de século, Luiz Fernando Coelho o sintetizou na Tese de Livre Docência, de 500 laudas: “Teoria Crítica do Direito”. Revela o direito como instrumento de dominação. Leia a síntese da tese, em 3 laudas, na RDC-RT v.49/21-3, também em: www.padilla.adv.br/teses/normas
A distorção, na aplicação do direito, o exercício superficial do poder, compromete as liberdade, democracia e dignidade?
O povo que o aceita, como “normal”, está sendo "robotizado"?
Controlando a informação e o processo de pensamento, a "indústria de consumo" transforma as pessoas em engrenagens para ampliar o lucro?
Para o Processo de Comunicação, clique aqui.
Para a acultura da superficialidade e a encenação jurisdicional, clique aqui
Para voltar ao Processo de Pensamento, clique aqui
Para a Teoria Geral dos Processos, clique aqui.
Vídeo apresenta como a mídia induz crenças coletivas: clique aqui:
Linhas de Pesquisa:
Para realizar grandes sonhos
[Hans Seyle] necessitamos grandes sonhos!
Presidente do TJD-FGK, STJD-CBMTT eSINDIPLAM-RS
|
Construa 1 MMM uM Mundo Muito Melhor:
O Movimento ACORDAR consiste no despertar do torpor instalado pela acultura da superficialidade egocêntrica. Paradoxos, valores invertidos e sobrecarga de informações irrelevantes, incompletas e distorcidas entorpecem: Os sociopatolobistas querem impor uma vida imediatista, alheia as conseqüências: Ressuscitaram o pior hábito da decadência do Império Romano, Carpe dien. O medo de não haver futuro alicia uma atitude antiecológica de viver até o esgotamento. A maioria das pessoas bem intencionadas é anulada sendo jogadas, umas contra as outras, enquanto são bombardeadas com falsas crenças como"felicidade é um direito!" ou "já nascemos prontos!". Valha-nos o Prof. Dr. Mário Cortella, orientando e braço direito, por 17 anos, até o falecimento do 46 vezes doutor Paulo Freire, o Patrono da Educação Brasileira, Lei 12.612/2012.
Paradoxo das Artes Marciais a 2ª atividade + praticada e a que + cresce.
|
Crianças e adolescentes com necessidades especiais ajude a Kinder
| |
Destine 6% do que pagaria de imposto de renda para crianças e idosos!
|
Seja a mudança que quer ver no Mundo! (Gandhi) visitante nº Site em permanente construção, Aperfeiçoe-se e construa 1 Mundo Melhor. Em 14.12.2003 os trabalhos precursores deste site registravam 136706382 visitas. Em 2005, os news somavam + de 50 BILHõES de acessos quando o provedorGrupos.com desativou o contador automático.
Telefone +55 51( 92.5494.00 DIR2 33.08.3322 Departamento de Direito Privado e Processo Civil
CEP 90046-900 UFRGS Faculdade de Direito Campus Centro Porto Alegre RS Rio Grande do Sul Tchê Brasil Mapa
Pesquisa e Estudo: Gilberto Kin
Nenhum comentário:
Postar um comentário