quem somos nós ?
para entender o que é a física quântica e como ela pode interferir em nossas realidade
Quem somos nós? é um vídeo surpreendente que explica de forma fácil e interessante o que é a Física Quântica – A física das possibilidades.
Ao contar a vida de uma fotógrafa em crise, o vídeo mostra através da mecânica quântica como o pensamento interfere na matéria, sugerindo caminhos de como usar esse conhecimento para ampliar nossas escolhas e também entender como as fazemos.
O começo do vídeo é um pouco chato, mas vale a pena insistir. Você vai saber como funciona nosso cérebro e como ele constrói a realidade a sua volta.
Perguntas clássicas como: Por que estamos aqui e para onde vamos?, evocam mistérios e outras questões de como pensamos o mundo e de como ele verdadeiramente é.
Por que continuamos recriando a mesma realidade? Por que continuamos tendo os mesmos relacionamentos, os mesmo tipos de emprego? Fazer essas perguntas mais profundas pode trazer um sopro de frescor e mudança para nossa vida, que as vezes se perde no tédio e no desânimo.
No mar infinito de possibilidades diversas, ficamos tão condicionados ao nosso cotidiano que acreditamos na ideia que não temos controle algum sobre a realidade à nossa volta.
Partindo dos estudos da física quântica, “Quem somos?” mistura ficção e documentário para nos mostrar que a realidade, da forma como a percebemos, é ilusória, que nós é que a criamos e que, sim, podemos mudá-la.
Depoimentos de físicos, filósofos e místicos afirmam que a matéria não é sólida como pensamos: ela é etérea e mutável, e que nossos pensamentos podem alterá-la. E que podemos ter controle sobre nosso corpo, as doenças e as emoções, pois podemos escolher a realidade em que queremos viver e assim alterar nossas vidas.
O filme mostra entre outras questões, os desvios de
comportamento e para “Fátima Caldas (física e professora do Instituto de Física Teórica da Unesp), desde que a criança nasce e começa a se relacionar com seus pais, ela vai desenvolvendo um personagem. Esse personagem tem um comportamento emocional repetitivo.
E ligado a isso há uma química; há pessoas viciadas em sentir tristeza ou em prazeres compulsivos.
E o filme sugere que se desenvolvermos um observador interno, podemos mudar o comportamento repetitivo. De certa forma é isso o que o psicanalista faz, ao agir como uma espécie de espelho de nós mesmos. Mas o filme propõe uma inovação, a de que nós mesmos passemos a observar o nosso comportamento”.” (Revista Galileu)
Com o vídeo, você vai entender não só conceitos da física quântica, mas também como ela está presente no cotidiano e como pode ser uma ferramenta de mudança. Vai compreender por que não consegue emagrecer ou como seus sentimentos constroem sua realidade. Essa parte está na altura dos 40 minutos e está entre as mais interessantes.
Quem somos nós?
O QUE É FÍSICA QUÂNTICA DE FORMA SIMPLIFICADA
A Física Quântica surgiu como a tentativa de explicar a natureza naquilo que ela tem de menor: os constituintes básicos da matéria e tudo que possa ter um tamanho igual ou menor. Estuda os eventos que transcorrem nas camadas atômicas e sub-atômicas, ou seja, entre as moléculas, átomos, elétrons, prótons, pósitrons, e outras partículas.
Também são apresentados alguns princípios e leis fundamentais encontrados através da Física Quântica, tais como a dualidade onda-partícula e o Princípio da Incerteza. Será, então, discutido o modo como essas leis que governam o universo subatômico podem se refletir no dia-a-dia das pessoas.
É uma parte da Física que se diz ser não intuitiva. Isso significa que muitas partes dela parecem não ser verdade. Por exemplo, a dualidade onda-partícula diz que partículas se comportam ora como partículas ora como ondas. É uma afirmação no mínimo estranha, bizarra. Mas é o que acontece no mundo real. No nosso dia-a-dia achamos que vivemos num planeta plano, mas não é verdade, nosso mundo é arredondado, num formato chamado esferóide.
Fritjof Capra, Ph.D., físico e teórico de sistemas, revela a importância do observador na produção dos fenômenos quânticos. Ele não só testemunha os atributos do evento físico, mas também influencia na forma como essas qualidades se manifestarão. A consciência do sujeito que examina a trajetória de um elétron vai definir como será seu comportamento.
Assim, segundo o autor, a partícula é despojada de seu caráter específico se não for submetida à análise racional do observador, ou seja, tudo se interpenetra e se torna interdependente, mente e matéria, o indivíduo que observa e o objeto sob análise.
Outro renomado físico, prêmio Nobel de Física, Eugen Wingner, atesta igualmente que o papel da consciência no âmbito da teoria quântica é imprescindível.
No dia-a-dia, mesmo sem termos conhecimento sobre a Física Quântica, temos em nossa esfera de consumo muitos de seus resultados concretos, como o aparelho de CD, o controle remoto, os equipamentos hospitalares de ressonância magnética, até mesmo o famoso computador.
Por Denise Pitta
**************************************************************************************************************************************************************
Pesquisa e Estudo: Gilberto Kin
SOMOS LUZ UNIDADE & PAZ PROFUNDA !
Nenhum comentário:
Postar um comentário