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segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

GALERIA DA LUZ


O CAMINHO DOS SETE RAIOS



O O primeiro Raio corresponde ao Primeiro Aspecto, Deus Pai, o Criador. As qualidades predominantes das pessoas do primeiro Raio são vontade, poder, força, coragem, determinação, liderança, independência, dignidade elevada ocasionalmente à majestade, audácia e habilidade executiva. Esta espécie de pessoa é o legislador e o líder natural, o estadista, o construtor de Impérios e o colonizador, o soldado, o explorador e o pioneiro. 


Nos estágios primitivos de evolução, tais atividades são acentuadamente físicas. Nas fases posteriores, tornam-se mentais e espirituais. A vontade exterioriza-se, então, não tanto como esforço e força pessoais, mas como expressão espontânea e sem atritos da Vontade Única.



O ideal do primeiro Raio é a força; a pessoa desse Raio aprecia enormemente a presença dessa qualidade, tendendo até a julgar o valor de todos os comportamentos e realizações em função do grau da força empregada. Luta até o fim e é capaz de perdoar quase todas as ações, se o atributo da força delas transparecer. Acha difícil tolerar a fraqueza sob qualquer forma, e tende a desprezar os que cedem. Para ela, Deus, ou o mais alto bem, é o Princípio do Poder em todas as coisas. Os maiores males são a fraqueza e a rendição. O impulso motriz é ganhar e conquistar, e os homens desta espécie são vistos mais à vontade em meio à adversidade.



O método mais natural de o primeiro Raio alcançar resultados é despertar de dentro de sua enorme força de vontade, a fim de tornar-se carregado da determinação de ter êxito a qualquer preço, recusando levarem conta a possibilidade de fracasso. 


Alheia à fadiga, a ponto de chegar à exaustão máxima, a pessoa do primeiro Raio exerce grande pressão mental e física sobre si mesma e sobre os outros e, quando necessário, atropela ou destrói implacavelmente todas as barreiras e obstáculos. Como mestre, dá ênfase à autoconfiança, tanto na busca do conhecimento quanto no modo de viver. É enérgico na apresentação das verdades que devem ser ensinadas e deixa que os discípulos fiquem sozinhos sempre que possível.

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O segundo Raio corresponde ao Segundo Aspecto da Trindade Sagrada, Deus filho, o Preservador. As qualidades particulares do Raio são: sabedoria, amor, intuição, perspicácia, filantropia, sentimento de unidade, afinidade espiritual, compaixão, lealdade e generosidade. O tipo característico da pessoa é o sábio, o filantropo, o reformador, o mestre, o inspirador, o humanitário, o médico, e o que se devota aos homens, imbuído de um amor universal, que muitas vezes transborda até os reinos inferiores da Natureza.


O ideal do homem do segundo Raio é o amor impessoal, universal, embasado no reconhecimento da unidade da vida. Quando altamente desenvolvido, é um intuitivo e deseja irradiar ao mundo, sem visar retorno ou recompensa, sabedoria e amor, capazes de soerguer e inspirar a quantos atinjam. É levado também a desenvolver até o grau mais elevado, e como forças positivas, o espírito de dedicação e as virtudes de pureza, refinamento, gentileza, ternura, caridade, boa-vontade, benevolência, harmonia e proteção. A lealdade, tanto na amizade como no amor, é uma das suas maiores virtudes, tornando-se a amizade verdadeira religião, cuja maior expressão é a lealdade, especialmente diante das falhas e da deslealdade.


Para o indivíduo do segundo Raio, Deus é o princípio da Sabedoria, do amor universal e radiante e do auto-sacrifício. Ele vê o ato divino da criação como um sacrifício contínuo, voluntário e sacramental, em que Deus entrega perpetuamente Sua vida, a fim de que todos possam viver. Julga todos os comportamentos e realizações em função da medida em que se assentam e segundo manifestem tais qualidades. Está disposto até a perdoar a má conduta, se motivada pelo amor.

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O terceiroRaio é a manifestação do terceiro Aspecto da Trindade Sagrada, o Espírito Santo, o Regenerador, o Transformador.


As qualidades de caráter são: compreensão — em especial dos princípios fundamentais —, entendimento, mente profundamente penetrante e interpretativa, capacidade de adaptação, tato, dignidade, sentimento de que se é realmente forte e reconhecimento do poder e do valor do silêncio. A capacidade de concepções criativas é um dos poderes característicos. Os tipos de pessoas deste Raio são o filósofo, o organizador, o diplomata, o estrategista, o tático, o erudito, o economista, o banqueiro, o jogador de xadrez, o juiz, o alegorista, o intérprete e o cartunista.


A compreensão plena é o ideal, sendo Deus visto principalmente como o Princípio da Verdade. A mentira, o embotamento intelectual e a falta de compreensão são os maiores males. O impulso motor é o de dominar completa e impessoalmente todos os princípios e fatores fundamentais de um assunto, combinando-os e acomodando-os segundo a compreensão e aplicação perfeitas deles. A conquista mais elevada é a percepção perfeita e completa da verdade e do talento, surgindo parcialmente de um transbordamento de contemplação.


Ao contrário dos tipos do primeiro e do segundo Raios, ao alcançar resultados, a pessoa do terceiro Raio tende a afastar-se mentalmente (como o fazem os eremitas fisicamente) do problema ou obstáculo, recolhendo-se ao reino do pensamento abstrato, para aí ponderar e meditar até que sobrevenha a iluminação plena.


Este tipo de pessoa sente a forte necessidade de uma compreensão plena de todas as situações da vida, respeitando muito menos um código ético imposto do que a realização interior das razões válidas para uma espécie particular de comportamento. Aprende também a interpretar e a empregar as circunstâncias como guias de conduta e a aguardar sabiamente a lógica dos acontecimentos.

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O quarto Raio, juntamente com o terceiro, quinto, sexto e sétimo, é a manifestação do terceiro Aspecto da Trindade Sagrada. Suas qualidades são: a imaginação criativa, a harmonia, o equilíbrio, a beleza e o ritmo. A faculdade especial da pessoa do quarto Raio é o poder de perceber e retratar, através das Artes e da vida, o "princípio da beleza nas coisas".


Ela demonstra, em geral, grande versatilidade e, às vezes, o dom da adaptação. Mesmo quando ainda não os possui, é capaz de manifestar — poder-se-ia quase dizer, simular — as qualidades de todos os Raios. Tem forte sentido de forma, simetria, equilíbrio e um gosto sensível por tudo quanto é belo nas Artes, na Natureza e na Vida.


O impulso motor é o de liberar a influência da beleza no mundo, de ser mediador entre o reino da beleza pura e os de suas expressões imperfeitas, servindo as Artes como elo entre eles. Os oradores possuídos da arte da fala rítmica, capaz de encantar, persuadir, cativar e empolgar um auditório, os verdadeiros magos da palavra, manifestam a virtude do quarto Raio.


A pessoa do quarto Raio alcança seus objetivos por métodos marcadamente individuais, dependendo o sucesso da perfeição técnica, seja nas Artes, seja na Vida. É mediador e intérprete natural. Sua meta final é tornar-se artista-mestre, um gênio de toda a Arte, especialmente na de viver, a qual inclui, para ele, a auto-expressão plena e a manutenção de relações perfeitas.

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O quinto Raio é o da mente analítica, dedutiva, formal, sendo o interesse e o ideal plenos das pessoas deste Raio a capacidade de aquisição e, nos casos em que o segundo Raio também esteja bem desenvolvido, a disseminação do conhecimento factual. Nesta busca, aqueles nos quais o quinto Raio é muito dominante são capazes de manifestar paciência incansável e meticulosidade e regularidade extremas, particularmente no exame reiterado e na classificação dos detalhes minuciosos e intrincados.


O tipo de pessoa é o cientista, o matemático, o advogado e o detetive. Nos estágios iniciais de desenvolvimento, o interesse principal reside na ciência física, coisa que mais tarde se estende para o domínio do oculto e da metafísica.


A mente do quinto Raio é brilhante, flamejante, viva, arguta, técnica, analítica, cuidadosa, positiva e possui grande capacidade para a especialização e captação de detalhes. Como ideal, ela valoriza em alto grau a verdade, o desapego mental e o cuidado nas observações, nas deduções e na forma de expressão. Deus é visto como o princípio da verdade, e a mentira, a ignorância, a incorreção e a mente preconceituosa são os maiores males.


O impulso motor da pessoa do quinto Raio é descobrir o conhecimento, chegar à verdade. Ela obtém os resultados através do uso brilhante e paciente da mente; reflete, busca, pesquisa, comprova, experimenta, observa pacientemente e pondera, extraindo depois deduções cuidadosas de suas descobertas.Tal preocupação tende, às vezes, a tornar-lhe a mente tão inflexível e tão rígidos e pouco adaptáveis seus métodos, que ela acaba não atingindo a realização plena.
Sua meta ideal é tornar-se cientista consagrado, gênio intelectual em todos os ramos da ciência física e metafísica, ter sucesso neste último campo, e, às vezes, também no primeiro, caminhando para a satisfação do domínio mental.

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O sexto Raiotem como principais qualidades o amor que se sacrifica; o entusiasmo ardente por uma causa; o fervor abrasado; a pontualidade; a coerência; o devotamento abnegado; a adoração; uma simpatia intensa pelos sofrimentos alheios, a ponto de reproduzi-los sob a forma de estigmas; o idealismo expresso como atividade prática e a lealdade. A pessoa típica deste Raio é o místico, o devoto, o santo, o filantropo ativo, o mártir, o evangelizador, o missionário e o reformador.


O ideal pleno é a autoconsagração, o auto-sacrifício, até morrer por um ideal, por uma causa ou por um líder. O serviço desinteressado para aliviar os sofrimentos do mundo, sentidos assaz agudamente, é o impulso motor subjacente à vida da pessoa desenvolvida do sexto Raio, a quem Deus é o princípio do Auto-sacrifício, do Amor e da Bondade. Seja como soldado, amante, filósofo ou cientista, tal pessoa é "fiel até a morte" a esse ideal.


O indivíduo do sexto Raio obtém êxito por meio da pontualidade; transporta sua devoção a alturas tão elevadas que se perde em seu ideal; torna-se a verdadeira encarnação dela. No fogo de seu entusiasmo, destrói tanto os defeitos de seu próprio caráter, quanto os obstáculos externos que se interpõem à realização de seu ideal. Como mestre, inspira, abrasa e, entre outras qualidades, evoca a veneração aos heróis e a lealdade de seus discípulos. O apogeu é a atividade despojada e perfeita dedicada à vontade de Deus.

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O sétimo Raio tem entre suas qualidades a nobreza e a cortesia, tanto de caráter quanto de conduta; brilho de situação e de personalidade; modo de agir ordenado; precisão; habilidade; encanto; dignidade; grande interesse por política, artes, pompa cerimoniosa, mágica e pelo descobrimento, controle e libertação das forças ocultas da Natureza e cooperação com as Inteligências a eles associadas.


O tipo da pessoa deste Raio é o político — no sentido verdadeiro da palavra —, o diretor cênico, o mestre de cerimonias, o ritualista, o mágico, o ocultista e o sacerdote em Rituais de cerimônia.


Os ideais são: o poder que se manifesta de modo perfeito e irresistível; a aristocracia verdadeira de corpo e mente; a eficiência física; a perfeição; autenticidade e ordem em todas as atitudes de vida; metodização perfeita nos compromissos; poder inquestionável de controlar e dirigir as forças ocultas da própria natureza da pessoa e da Natureza em si mesma, sendo o todo inspirado e tornado irresistível, graças a uma força de vontade relativamente Onipotente. 


O refrão do sétimo Raio poderia ser: "Se vale a pena fazer algo, vale a pena fazê-lo da melhor forma."  Deus, para a pessoa do sétimo Raio, é o princípio da Ordem em todas as coisas, e o caos é o pior dos males. O impulso motor é dominar e tornar manifestas, com precisão e segundo um desígnio prévio, as forças e a inteligência da Natureza.


Alcançam-se resultados pela síntese de inúmeros fatores que levam à realização de um objetivo claramente concebido. A formação de grupo de pessoas, treinadas e orientadas em atividades coordenadas no campo da política, em vários ramos das artes, no teatro, no drama e na ópera, é exemplo deste método, assim como o uso de vestes, cores, símbolos, sinais e palavras de poder nos rituais. 


Como professor, a pessoa faz pleno uso do drama, quer nas apresentações pessoais, quer nas técnicas escolares. O apogeu é dual, ou seja, tornar-se um mago espiritual e viver em perfeita sujeição aos menores detalhes.



Fonte: Sociedade Teosófica
http://www.curandosuavida.com.br/2011/09/os-temperamentos-humanos-e-os-sete_06.html


http://oamorestanoar2.blogspot.com.br/2016/02/o-caminho-dos-sete-raios-o-primeiro.html

http://www.oamorestanoar7.com/



SOMOS LUZ UNIDADE & PAZ PROFUNDA 



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