ESPAGíRIA
O QUE É A ESPAGíRIA
O termo Espagíria foi cunhado por Paracelso, médico e alquimista suíço e se compõe de duas raízes verbais de origem grega: “spao”, extraio e “ageraion”, aquilo que não envelhece ou aquilo que é imortal.
O trabalho de um Espagirista consiste em extrair os três princípios constituintes da matéria, separá-los, purificá-los e então reuni-los para dar vida a um novo indivíduo.
Na prática espagírica, se consideram numerosíssimas variáveis, entre as quais, as características astrológicas no momento da colheita e da execução do trabalho.
Tudo isso é feito a fim de tornar o melhor possível o produto final, pois não se trabalha exclusivamente no mundo da matéria, mas principalmente a nível de energia sutil e extremamente particular pois segundo os ditames da base da alquimia (a Tábua de Esmeralda de Hermes Trimegistos) “assim como é em cima, também é em baixo”.
Para harmonizar o próprio trabalho com os movimentos da energia universal, é necessário olhar o céu e trabalhar em harmonia com os seus movimentos.
Na preparação de um remédio espagírico, uma vez considerada a situação astrológica do arquétipo sobre o qual se quer trabalhar, a lunação e as condições da planta, se considerará ainda, dia e hora de colheita, porque assim como o corpo humano tem um ritmo, também as plantas manifestam ciclicamente períodos de maior força.
Durante a colheita, é importante estar atento ao fato de que uma tintura espagírica é o produto da interação de dois indivíduos e não um simples produto da extração de uma planta.
Portanto, é bom que o ânimo de quem vai colher, seja bem disposto e que ele se aproxime da planta com o respeito devido a um amigo que está por lhe dar algo de muito precioso. Para este fim, infelizmente não são boas as plantas de cultivo industrial. Para uma preparação espagírica, usaremos unicamente plantas selvagens ou plantas semi-selvagens nas melhores condições.
O estado de ânimo com o qual se aproxima delas deve ser o melhor possível, seja porque a planta percebe normalmente muito melhor que os homens as condições energéticas de quem a colhe, seja porque a água da preparação registra a sua vibração. (“Quando for colher, colha com a foice de ouro!”)
O dia da semana indicado para a colheita baseado nos arquétipos são muito mais facilmente distinguíveis na Europa, sendo Lunedì (lua), Martedì (marte)... etc. A hora ideal é marcada baseando-se na sequência caldaica.
O melhor momento para a colheita segundo a Tradição é a parte da manhã, mas a experiência ensina também que a hora central do dia (meio-dia), especialmente no que diz respeito às plantas aromáticas, é muito importante.
Uma vez colhida a planta com a devida atenção, se pode proceder à extração de vários modos: a 1º operação consiste na separação das partes voláteis, a 2º na purificação do fixo, a 3º na reunião das partes separadas e purificadas e a 4º na potencialização por meio da Circulação.
A planta é, em primeiro lugar, aberta por meio da fermentação, com a qual se separa as duas partes voláteis: o enxofre e o mercúrio. Depois do que, se extrai a parte fixa através de incineração a baixa temperatura (inferior a 400º) para evitar a perda do que foi separado, tornando inútil o trabalho.
A atenção posta na preparação torna o remédio capaz de agir como se fosse um “suco” de arquétipo, capaz de atuar por ressonância sobre os respectivos correspondentes no corpo humano, aliviando as lições onde forem desarmônicas por nascimento ou por transito, agindo então mais rapidamente, de maneira incisiva tanto a nível físico, quanto na esfera psíquica.
Por tudo isso, o remédio espagírico pode ser usado em dosagens muito menores que qualquer remédio galênico manifestando maior força e agindo contemporaneamente em vários planos do ser.
Dr. Alessandro Gulletta
Fonte:http://espagirianocerrado.blogspot.com.br/
Espagíria "A alquimia da saúde"
"A arte ajuda a todos os seres para cumprir sua vocação, seja um metal ou um ser humano"
Alvaro Remiro
Pesquisa e Estudo: Gilberto Kin
http://oamorestanoar2.blogspot.com.br/2016/02/espagiria-despertar.html
SOMOS LUZ UNIDADE & PAZ PROFUNDA !
Nenhum comentário:
Postar um comentário